Higiene Além do Muro

 Texto da pedagoga Fabiani Menon.
 
A Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves - Educação Infantil e Ensino Fundamental, do município de Imbituva, desenvolve todos os anos projetos pedagógicos que venham de encontro com a necessidade dos alunos. “Fomentamos o conhecimento, a prática. Isso torna nossos projetos mais concretos e atrativos aos nossos educandos. Eles percebem que a escola é por eles.”, afirma o diretor Adelmo Kremer.




 Este ano, o Projeto EUCONSCIÊNCIA, que é desenvolvido desde 2014, abre mais uma vertente. O projeto 'Higiene Além do Muro' visa trabalhar com os alunos todos os aspectos da higiene pessoal. Cada turma trabalha uma temática dentro da escola, leva para casa aquilo que aprendeu. Na finalização do projeto a escola desenvolverá uma grande ação comunitária, com a temática principal, na qual visa trazer os pais para participarem da vida escolar dos filhos.
 

Um trabalho espetacular foi desenvolvido pelas professoras Glazieli Neves dos Santos do 5º ano 'B' vespertino em parceria com a professora Rose Lopes do 4º ano C vespertino. Ambas trabalharam a higiene bucal. “Objetivamos mostrar aos alunos o quão importante é manter a boca saudável. No desenrolar do trabalho, nem os alunos acreditavam que tinham tantas placas bacterianas. Para eles foi bastante esclarecedor, uma vez que puderam perceber que não faziam a escovação de maneira correta”, afirma a professora Glazieli. 


Num primeiro momento cada professora trabalhou com sua turma os alimentos amigos e inimigos dos dentes, na sequência a maneira correta de fazer a escovação.

Após as turmas foram reunidas em uma sala, onde assistiram aos vídeos explicativos 'Dr. Dentaço e a Lenda do Reino dos Dentes' e 'Higiene Bucal' (animado). Depois de terem feito debates em sala de aula, as professoras se utilizaram de recursos como uma dentadura gigante, confeccionada com material reciclável, para ensinar a maneira correta de escovarem os dentes e de passarem o fio dental. 
 

As regentes buscaram junto a um cirurgião dentista pastilhas evidenciadoras de placa bacteriana. Pastilha de coloração avermelhada que facilita a visualização da placa, auxiliando a prevenção da cárie e o controle de doenças bucais. A utilização da pastilha evidencia onde a higiene não foi feita de maneira adequada, deixando o local avermelhado. Quanto mais placas, mais a boca fica vermelha, e somente limpa após a escovação ter sido feita corretamente e acabado com a placa bacteriana. “O uso da pastilha surpreendeu os alunos, que fizeram uso da mesma antes da escovação. Agora, no segundo semestre, faremos o uso da pastilha após a escovação, para que os alunos possam perceber que se não fizerem a escovação de maneira correta, o uso da pastilha acusará,” afirma a professora Rose.

Segundo a pedagoga Fabiani Menon, “o projeto não tem um fim em si mesmo, pois as noções básicas de higiene pessoal sempre são trabalhadas em sala de aula e cobradas dos alunos”.

Comentários